terça-feira, 13 de setembro de 2011

XVI Sessão

Filosofia da Linguagem: uma abordagem contemporânea - Eugenio Coseriu

Simion Doru Cristea
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


13 de Abril de 2011 - 18h30
FNAC - Centro Comercial Colombo


















Eugenio Coseriu (1921-2002) - um linguista para o século XXI


A linguagem é entendida como um contínuo processo linguístico criativo. Estabelece uma conexão entre os conceitos constitutivos de fala, norma, língua, pensamento com os conceitos interpretativos de energueia (atividade criadora), sistema (estrutura), dýnamis (potência, conhecimento), érgon (produto) e ontológicos (ordo esendi) de ser, liberdade, criatividade, história, universais, indivíduo, marcas indeléveis da realidade humana.
Eugenio Coseriu propõe uma teoria com um espírito antidogmático e crítico, repensa as premissas, a metodologia e as finalidades das teorias sobre a linguagem.
Tem uma visão integral do fenómeno linguístico, fundamentando o abstracto no concreto e interpretando os factos concretos à luz das abstracções.
Denuncia a miragem na desmontagem dos mitos, mostrando como os intelectuais vivem as modas culturais e repetem afirmações sem uma análise crítica.
Vai mais além da breve descrição dinâmica da realidade complexa da linguagem onde o sistemático coincide com o cultural, o social e o histórico.







Sem comentários:

Enviar um comentário